Mural de Oportunidades do IFRS

2. 2 Ir para o menu
  3. 3 Ir para o rodapé
Você está em: Home - Dicas - Entrevista: momento de aproximação e conhecimento

Entrevista: momento de aproximação e conhecimento

Capa do artigo.

O objetivo principal de uma entrevista de emprego, estágio ou bolsa é identificar se o perfil do candidato está adequado à vaga em aberto. Veja as características que costumam ser valorizadas e saiba como agir nesse momento.

10 de agosto de 2022

A entrevista é uma oportunidade de candidato e selecionador conhecerem-se melhor. Essa etapa costuma vir logo após a análise do currículo nas seleções para estágio, emprego, bolsa ou trabalho voluntário. Para o entrevistador, é também o momento de confirmar e pedir complementos das informações contidas no currículo.

O objetivo principal é identificar se o perfil do candidato está adequado à vaga em aberto. Entre as características que costumam ser valorizadas estão capacidade de comunicação, autoconfiança, energia e criatividade.

Confira algumas dicas e prepare-se para essa etapa importante!

1) Antes da entrevista:

- Levante o máximo de informações sobre a empresa, instituição ou projeto no qual deseja atuar: visite o site institucional, as mídias sociais, leia jornais e revistas da empresa (se tiver acesso), converse com pessoas que conhecem a organização. Procure conhecer a história, obter informações sobre o funcionamento e também ter acesso a notícias recentes do local onde pretende trabalhar.

- Atualize-se! Leia o jornal do dia ou uma revista de circulação nacional ou ainda as notícias nos sites dos veículos de comunicação regionais e nacionais.

- Certifique-se do local, da data e do horário da entrevista.

- Saiba, se possível, o nome e o cargo do(s) entrevistador(es).

- Procure saber o trajeto para o local com antecedência e evite chegar atrasado - o ideal é chegar 10 minutos antes.

- Leve uma cópia impressa do seu currículo.

- Cumprimente os funcionários, do vigilante à secretária, com espontaneidade.

- Enquanto espera, procure ler algo para relaxar.

> Vale tomar alguns cuidados:

A aparência é uma declaração visual de nossa personalidade: roupa certa no lugar certo faz diferença na vida profissional.

Para não projetar uma imagem de desorganização, leve apenas o que precisa.

Cuidado com o seu rastro digital: os posts e as interações nas mídias sociais dizem muito sobre você.

2) Durante a entrevista:

- Desligue o celular.

- Sente-se com postura adequada, mas não excessivamente rígida.

- Não se perca em respostas longas e pouco objetivas. Cada resposta deve ter no máximo um minuto. Caso o entrevistador queira saber mais sobre determinado assunto, ele perguntará.

- Durante a conversa, olhe nos olhos da pessoa com quem está falando.

- Atenção à linguagem não verbal: evite baixar a cabeça, fixar os olhos na mesa, cruzar os braços, apoiar a cabeça com a mão e tapar a boca.

- Cuidado com as mãos: não aponte o dedo para o entrevistador e evite gesticular em demasia.

- Não fique mexendo em objetos, estalando muito os dedos ou olhando no relógio toda hora.

- Procure responder de forma positiva e evite comentários desagradáveis ou desabonadores  sobre outra empresa, colegas e chefia. Não fale mal de ninguém.

- Os avaliadores ficam atentos a características que demonstram vontade de aprender. Você terá pontos extras se tiver realizado cursos na área em que se candidatou, curso de idiomas, intercâmbio, participado de projetos como bolsista ou voluntário, ter recebido algum mérito acadêmico ou ainda tiver feito pequenos trabalhos em empresa familiar, eventos ou emprego temporários. Se você tem algum desses no currículo e tiver oportunidade, cite.

> Algumas perguntas que costumam ser feitas:

- Por que você gostaria de trabalhar na nossa empresa?

Dê uma resposta curta e positiva.

- Qual o seu ponto fraco?

Aponte um defeito que implique pouco em sua vida no trabalho e o qual você esteja tentando corrigir. Evite responder que o seu principal defeito é ser perfeccionista, pois pode soar como falsidade.

- Qual o seu ponto forte ?

Escolha um ou dois e mostre os motivos pelos quais acredita ter essas habilidades, através de suas realizações de trabalho e resultados em empregos anteriores.

- Conforme o site Love Mondays (2017), as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego são: Por que você quer trabalhar nesta empresa?; Conte um pouco da sua experiência; Quais são suas principais qualidades?; Quais são seus principais defeitos?; Quais são os seus objetivos na empresa?; Qual a sua formação?; Por qual motivo você acha que devo te contratar?; Você gosta de trabalhar em equipe?; Como você lida com pressão?; Qual sua expectativa de carreira em cinco anos?.

3) Depois da entrevista

- A entrevista não acaba na despedida. É educado e útil enviar um e-mail de agradecimento para a empresa ou para a pessoa responsável no dia seguinte (não importa se foi ou  não contratado). Educado, pois foi uma oportunidade concedida pela empresa. Útil porque isso fará com que você seja lembrado em meio a tantos outros candidatos.

Por fim, vale relembrar que o êxito na entrevista de seleção não depende só do candidato. O objetivo principal é avaliar se o candidato tem o perfil adequado à vaga em aberto.

> Se você é aluno do IFRS e tem alguma outra dúvida ou sugestão de conteúdo, envie para a gente: [email protected]

Fontes: Sergio Almeida Migowski (Campus Canoas do IFRS); Michele Franco (Campus Farroupilha)