Mural de Oportunidades do IFRS

2. 2 Ir para o menu
  3. 3 Ir para o rodapé
Você está em: Home - Dicas - Como buscar oportunidades no mundo do trabalho

Como buscar oportunidades no mundo do trabalho

Capa do artigo.

Participar de eventos, conversar sobre a sua área de atuação, ler e pesquisar a respeito são algumas ações que podem ajudar na busca por oportunidades. Saiba mais

10 de agosto de 2022

A fase de busca por oportunidades no mundo do trabalho é de expectativas. Nesse momento, conversar sobre o assunto e pedir apoio para familiares, colegas, amigos ou professores pode ser uma forma de reduzir a ansiedade e também ouvir dicas preciosas. Outra atitude que contribui é o que você está fazendo neste momento: ler e pesquisar a respeito do assunto. Procure ainda participar de eventos na sua área, fique atento, seja participativo e faça contatos.

Para buscar oportunidades, é preciso ter um currículo caprichado (leia este texto com dicas para a elaboração do currículo). Com ele em mãos, pesquise em todos os canais possíveis: neste Mural de Oportunidades, nos murais afixados no campus, no site do campus e da Reitoria do IFRS, em sites e redes sociais especializados em oferta de vagas e também no de empresas nas quais você tem interesse. Vale ainda olhar classificados de jornais, visitar agências de emprego e agentes integradores especializados em estágios. Essa busca dará uma ideia sobre a situação atual do mundo do trabalho. E, caso ainda não tenha a carteira de trabalho, não esqueça de fazê-la.

Mas na hora de investir tempo e enviar o currículo, é preciso ir atrás de referências sobre quem está oferecendo a vaga para avaliar a oportunidade que mais contribuirá com o seu crescimento pessoal e profissional. Para a escolha da área de trabalho, as dicas são realizar testes vocacionais, pesquisar sobre as profissões de interesse, conversar com quem já atua na área e testar oportunidades, por meio de trabalhos temporários, estágios ou voluntariado.

Enquanto está em busca de oportunidades ou mesmo após ter conquistado, estude sempre! Seja o que for que esteja fazendo, busque aprender, melhorar e fazer da melhor forma.

Você sabe o que é empregabilidade?

Empregabilidade é a capacidade de adequação profissional às exigências do mercado de trabalho e de se manter empregado. São importantes: capacitação profissional, aptidões relacionadas à vocação profissional, cuidados com a saúde mental e física, boa capacidade de se relacionar, entre outros.

>> Se você é aluno do IFRS e tem alguma outra dúvida ou sugestão de conteúdo, envie para a gente: [email protected]

Fonte: Michele Franco (Campus Farroupilha do IFRS)