Mural de Oportunidades do IFRS

  1. 1 Ir para o conteúdo
  2. 2 Ir para o menu
  3. 3 Ir para o rodapé
Você está em: Home - Ajuda

Ajuda

fique por dentro de todas as funcionalidades do portal

Proposta

Para você que é estudante do #MundoIFRS esta é uma ferramenta de busca de bolsas, estágios e vagas de emprego nas regiões dos campi do Instituto.

As oportunidades de atuação em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e nas diversas vagas de estágio e emprego, complementam o que se aprende em sala de aula com experiências e práticas do mundo do trabalho.

Oportunidades

A listagem das oportunidades presentes no portal pode ser visualizada de duas formas: em cards e em tabela.

No topo da página, ao lado dos filtros, existem dois botões:

Visão detalhada

Na primeira opção, apresentada de forma padrão ao usuário, é possível ter uma noção um pouco mais detalhada do assunto tratado pela oportunidade.

Campus Porto Alegre

Oportunidade de Ensino

bolsista - vaga de Terapeuta Ocupacional

Prezadas/os colegas, Foi publicado no dia 17 de agosto de 2023 o edital nº 30/2023, de seleção de bolsista de Apoio Técnico Especializado para at...

(disponível até 24/08/2023)

+ Detalhes

No topo do Card é possível identificar em qual local esta oportunidade está sendo oferecida. Neste exemplo, podemos visualizar que o local é o Campus Porto Alegre.

Logo abaixo do local da bolsa, é descrito o tipo da oportunidade. A bolsa bolsista - vaga de Terapeuta Ocupacional, utilizada como exemplo no nosso guia, é do tipo Bolsa de Ensino.

No canto superior direito, a data limite para submissão de currículos, manifestação de interesse ou cadastro para esta oportunidade. No card de exemplo, a data de limite para a submissão é 24/08/2023.

Os ícones encontrados abaixo do tipo da bolsa são as suas áreas de atuação. Ao colocar o mouse sobre o ícone "", pode-se perceber que aparece a área: Outros.

O título (bolsista - vaga de Terapeuta Ocupacional) e a descrição ficam na parte central do Card. Junto a eles é encontrado um botão para maiores informações, que é detalhado no final deste documento.

No rodapé do Card, no canto inferior esquerdo, são encontradas as informações da carga-horária a ser cumprida e os turnos de trabalho. No exemplo acima, temos uma bolsa com uma CH a combinar.

No canto inferior direito, pode ser encontrada a remuneração desta bolsa. Neste exemplo, a bolsa é exclusiva para voluntários.

Em ambos os casos de carga horária e valor mensal, caso exista um asterísco no final da informação, significa que existem mais opções de CH/Valor para esta oportunidade. Neste caso, basta clicar no botão "+ Detalhes" para visualizar todas as opções.

Visão em tabela

Para um método de visualização mais compacto e resumido, também é possível selecionar a opção "Visão em tabela". Nesta listagem, pode-se ter uma noção geral das oportunidades do portal, sem muitos detalhes.

Esta opção é interessante quando já se tem em mente as oportunidades que se está buscando, a partir da definição de filtros específicos. Para detalhar as oportunidades, basta clicar no botão "+ Detalhes".

Título Local Áreas Turnos CH Remuneração Modalidade
bolsista - vaga de Terapeuta Ocupacional Campus Porto Alegre manhã e tarde a combinar voluntária Ensino + Detalhes

Janela de detalhes

Em todas os Cards ou linhas das tabelas está presente um botão para abrir uma janela de detalhamento de um item. A janela que abre após o clique é a seguinte:

Os itens são basicamente os mesmos que também aparecem na visualização detalhada (Cards), apenas com algumas informações extras.

No topo da janela é informado o tipo da bolsa (Ensino) e logo abaixo quem é o solicitante desta, junto ao seu e-mail.

O título fica bem destacado, em negrito, antes da área de atuação desta oportunidade. A descrição segue a listagem das informações.

Na parte inferior, antes do rodapé, temos informações que ainda não foram apresentadas: os requisitos e os anexos. Algumas oportunidades podem requisitar alguns conhecimentos específicos, dependendo da sua aplicação. Nesta seção, de Requisitos, você fica sabendo se há algum impedimento antes da submissão de interesse.

Logo em seguida aos Requisitos, os Anexos e Links podem disponibilizar até dois endereços para informações adicionais sobre o item. Estes anexos podem ser flyers, banners, modelos de formulários, editais, etc.

O rodapé segue o mesmo modelo dos Cards, possuindo maior detalhamento de CH/Valores quando a oportunidade apresenta mais de uma informação sobre.

Filtragem

Na página de listagem de itens, é encontrada uma seção parecida com esta:

Filtros de pesquisa

Na parte da esquerda, você pode filtrar as oportunidades por campus ou por cidade. Clicando na caixa de seleção, é disponibilizada uma caixa para selecionar a cidade ou campus que deseja filtrar.

Você pode clicar no botão verde para expandir os campos de filtros disponíveis, delimitando ainda mais sua busca.

Acessibilidade

O Mural de Oportunidades do IFRS é preparado para a navegação de leitores de tela e também possui ajustes para pessoas com baixa visão. No topo da página está presente a barra de acessibilidade, onde estão listados os atalhos de teclado para navegação na página e também as opções de alto contraste, diminuir e aumentar fonte.

Atalhos de teclado

A lista de atalhos do site é a seguinte:

  • CONTROL + SHIFT + 1: Ir para o conteúdo
  • CONTROL + SHIFT + 2: Ir para o menu
  • CONTROL + SHIFT + 3: Ir para o rodapé

Ajustes de interface

Além dos atalhos de teclado, o portal também conta com ajustes de cores e tamanhos de textos. Na barra de acessibilidade do topo da página existem quatro. O de alto contraste ajusta as cores do site, tornando o fundo escuro e as fontes claras. Os outros três são responsáveis pelo ajuste no tamanho do texto e imagens: aumentar fonte, diminuir fonte e restaurar.