Mural de Oportunidades do IFRS

  1. 1 Ir para o conteúdo
  2. 2 Ir para o menu
  3. 3 Ir para o rodapé
Você está em: Home - Dicas - Confira uma agenda de eventos externos que podem auxiliar e impulsionar conhecimentos e experiências 

Confira uma agenda de eventos externos que podem auxiliar e impulsionar conhecimentos e experiências 

Capa do artigo

Em tempos de isolamento social, alguns eventos nacionais, estaduais e institucionais antes realizados presencialmente estão sendo promovidos de forma on-line. Confira a agenda com alguns dos principais eventos externos que podem ser interessantes para estudantes e servidores do IFRS. 

08 de julho de 2021

> 9ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (9ªFEBRAT), de 25 a 27 de outubro, a feira científica promove a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica sob a orientação de professores das diferentes áreas de conhecimento. O tema da edição do ano 2021 é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2021, evento sob a responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A feira é realizada pelo Centro Pedagógico da UFMG, Museu Itinerante Ponto UFMG e pelo Instituto Brasileiro de Cultura Científica. Toda participação no evento é gratuita!  Inscrições e submissões até 31 de agosto. Saiba mais:  https://www.even3.com.br/9febrat/

> II Desafio de Crítica da Mídia, semanalmente entre 2 de agosto e 9 de setembro. A atividade on-line é voltada para estudantes de ensino médio de escolas públicas do RS. No Desafio vai ter mini videoaulas, mentoria, tarefas de análise e de criatividade, entre outras. Haverá atestado de participação, e as equipes que se destacarem ganharão prêmios da Ufrgs. 

Para participar, basta estar por dentro do regulamento, preencher a ficha de inscrição da equipe que contém a autorização a ser assinada pelos pais ou responsáveis dos/as estudantes menores de 18 anos. 

Inscrições até 26 de julho. Mais informações https://www.ufrgs.br/gccop/2021/06/09/ii-desafio-de-critica-da-midia-e-voltado-para-estudantes-de-ensino-medio-de-escolas-publicas-do-rs/

 

> Prêmio Respostas para o Amanhã. Estão abertas, até 19 de julho, as inscrições para a  8ª edição do Solve for Tomorrow - Construindo Respostas para o Amanhã. Os interessados devem acessar o site  www.respostasparaoamanha.com.br.

O programa, que em 2021 acontecerá em 35 países,  busca estimular e divulgar projetos de investigação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. Com foco na abordagem STEM (sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), parte de um desafio ou problema que possibilita múltiplas soluções ou respostas. Nessa abordagem, o ensino de Ciências encontra suporte nas Tecnologias, nos processos das Engenharias e na aplicação da Matemática para solucionar problemas reais em situações concretas de forma inovadora.

Para mais informações, acesse o regulamento no site: www.respostasparaoamanha.com.br

> Jardim mineral: residência criativa e exposição autoral.

O Ministério do Turismo e o Museu das Minas e do Metal Gerdau (MM Gerdau) apresentam a terceira edição do edital CoMciência 2021-2022. Com a intenção de abrir espaços para propostas que dialoguem com as reflexões sobre arte, ciência e tecnologia. Cientistas, pesquisadores e criativos estão convidados a visitarem o acervo e construírem referências para o jardim que será criado digital e presencialmente, utilizando amostras minerais, nas vertentes nativos digital, site-specific e escrita. As inscrições estão abertas até 21/07. Mais informações  em: https://2021.programacomciencia.org.br/

> Processo seletivo para Jovens Embaixadoras, o projeto ECOWOMEN.

Oportunidade para mulheres com idades entre 15 e 21 anos que estejam cursando o ensino médio na rede pública. As jovens selecionadas participarão de oficinas e orientações para estruturação de projetos sociais em suas comunidades. A inscrição é gratuita e vão até 10 de julho, pelo site www.ecowomen.com.br. Os projetos propostos devem estar alinhados com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. 

Durante o programa, as jovens deverão cumprir uma carga horária durante três meses, período no qual elas participarão de aulas, oficinas, lives e outras atividades afins. 

O programa Jovens Embaixadoras é Realizado pela organização Peace (Paz, Educação Ambiental e Consciência Ecológica), em parceria com o Movimento Universidade Arte Transformática (MudArt ).